terça-feira, 13 de dezembro de 2011

"ECASTOR E EDEPOL", INTERJEIÇÕES LATINAS USADAS EM JURAMENTO

Castor e Pólux
ECASTOR E EDEPOL são duas interjeições latinas, traduzidas respectivamente: POR CASTOR! e POR PÓLUX! A primeira era usada como fórmula de juramento proferido pelas mulheres nas comédias de Plauto e Terêncio, enquanto a segunda era uma fórmula de juramento comum, também usada nos cômicos Plauto e Terêncio.

Mas quem eram Castor e Pólux? Eram dois irmãos gêmeos, sendo Castor filho de Tíndaro, rei de Esparta, e de Leda, enquanto Pólux era filho de Júpiter, um deus. O primeiro era mortal, mas o segundo, de linhagem divina, possuía o privilégio da imortalidade. Ambos indistintamente eram chamados de Dióscoros, isto é, filhos de Júpiter, ou então de Tindárides, filhos de Tíndaro.

Castor e Pólux distinguiram-se na expedição dos Argonautas, matando Pólux ao terrível Amico, filho de Netuno e rei dos bebrícios, povos da Ásia Menor situados na Bitínia. Amico era de uma força descomunal e obrigava a todos os forasteiros em seu reino a lutar contra ele com a finalidade matá-los depois de os vencer. A vitória de Pólux fê-lo ser considerado o patrono dos atletas e do pugilato. Castor, por sua vez, distinguiu-se na corrida e como domador de cavalos. Os Dióscoros são tidos como excelentes cavaleiros e, além disso, com grande domínio sobre o mar, e segundo estudiosos, talvez seja isso que os tenha ligado à famosa expedição em busca do velo de ouro, a expedição dos Argonautas e a destruição dos piratas que queriam saquear a nave.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário