segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PREDICADO, O QUE É E ESPÉCIES

O predicado é tudo aquilo que se afirma acerca do sujeito sendo o elemento essencial de uma oração, podendo ser verbal ou nominal, o primeiro quando o seu núcleo é constituído por um verbo e o segundo, por um nome. 

Census nostros requiris = reclamas nossos sensos, é um predicado verbal, onde o núcleo é constituído pelo verbo 'requiris'. O sujeito, tu,  está implícito na conjugação.

Praeclara res est = o assunto é notável, onde praeclara est é um predicado nominal, o verbo exercendo aí apenas a função copulativa, de ligação, entre o predicativo e o sujeito.


A constituição do predicado pode ser simples ou precisa. Se tem um predicado simples quando nele se contém apenas o verbo, como em: 

Ego et Laetitia valemus = Letícia e eu estamos bem.

Quando o verbo reclama após si um substantivo para lhe completar o sentido, este se chama objeto ou complemento verbal. Se chama objeto por ser o objeto da ação, ou seja, o seu fim, onde a ação termina. Assim:

Audentes fortuna juvat = a sorte ajuda os audazes. 'Audentes, os audazes' é o objeto ou complemento do verbo 'juvat, ajuda'. Na língua portuguesa esse objeto se qualifica como direto, ou seja, ele se junta ao verbo sem intermédio de preposição. Está no caso acusativo plural.

Animo imperabit sapiens = o sábio governará a seu espírito. 'Animo, ao espírito' é objeto ou complemento verbal de 'imperabit, governará'. Na língua portuguesa este objeto é qualificado como indireto por requisitar preposição para ligá-lo ao verbo. Está no caso dativo singular.


A constituição precisa do predicado se dá quando é determinado com maior clareza ou precisão por advérbios ou adjuntos adverbiais acrescentando-lhe circunstâncias especiais à ação expressa pelo verbo. Vejamos:

Nunc quidem deleta est = agora realmente está destruída. O 'nunc' é um advérbio que esclarece o verbo, que lhe traz precisão, mostrando que a destruição é agora, no momento atual. 

Frumenta ex agris in oppida comportant = transportam o trigo dos campos para as cidades. Tanto 'ex agris' quanto 'in oppida' são adjuntos adverbiais que acrescem ao verbo circunstâncias, detalhamentos, particularidades. Mostram de onde vêm, 'ex agris', e para onde se encaminham, 'in oppida'.

Paulo Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário