segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O SENADO ROMANO, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

SENADO ROMANO
A Tradição narra que o SENADO ROMANO foi instituído por Rômulo, fundador da cidade de Roma em 21 de abril de 753 a.C., e seu primeiro rei, composto a princípio por 100 senadores escolhidos entre os Patrícios, 3 por cada tribo e 3 por cúria, segundo informa Dionísio de Halicarnasso, historiador grego da Ásia Menor do século I a.C. O nome senadores provém da idade, pois eramsenioresmais velhos, capacitados assim a dar conselhos ao rei. Eram chamados também dePatrespais, ou por causa da idade, ou pelos cuidados paternais que deviam ter pelo Estado, conforme Salústio, sendo, portanto, uma designação respeitosa.

AUMENTO DO NÚMERO DE SENADORES

Após o rapto das Sabinas, ocorrido no quarto ano da fundação de Roma, foram criados mais 100 senadores, e depois, Tarquínio Prisco, quinto rei romano do século VI a.C, determinou mais 100, e Sila, general romano do século I a.C, ainda acrescentou mais 100, chegando ao número de 400 senadores romanos. No tempo de Júlio Cesar (100 a.C-44 a.C) subiu o número até 900, e após sua morte chegou a 1000. O Imperador Augusto (63 a.C-14 d.C) reduziu-os para 600.

ORDENS SENATORIAIS

Os senadores estavam divididos em três ordens: a primeira ordem era dos senadores chamados ilustres; a segunda, dos respeitáveis, e a terceira, dos preclaros. Quem procedia de uma família senatorial, era considerado 'cavaleiro romano' até a idade que a lei assinalava; após essa idade, recebia a honra da dignidade de senador.

ORIGEM DA DENOMINAÇÃO "PATRES CONSCRIPTI"

Há duas vertentes para a denominação dos senadores de Patres Conscripti. Uma primeira conta que quando Rômulo criou 10 cúrias de senadores, escreveu o nome de cada um deles em tábuas de ouro, na presença do povo, e por causa disso foram denominados pais conscritos. 
Uma outra narrativa acusa que quando os reis foram expulsos de Roma, aqueles senadores que foram agregados, postos em listas, scripti, para estarem cum 'com' os outros senadores, substituindo os que Tarquínio Soberbo havia mandado matar, foram denominados Patres conscripti.

Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário