sexta-feira, 11 de agosto de 2017

ENCONTRO VOCÁLICO EM LATIM: DITONGO E HIATO

DITONGO é o grupo de dois fonemas vocálicos que são pronunciados na mesma sílaba sonora. Em latim, pode-se definir o ditongo como elemento vocálico longo que muda de timbre no decorrer de sua emissão. 

O indo-europeu possuía seis ditongos - au, ei, eu, oi, ou, ui -, porém, o latim clássico introduziu modificações conservando somente ae, au, oe, ui, sendo que, no latim arcaico encontrava-se ainda o ditongo eu. Exemplos:

1. Puellae (menina)

2. Aurum (ouro)

3. Poena (pena, castigo)

4. Huic (para este)

5. Heu (ai! ui! ah!)

A monotongação. Na fase do latim vulgar ocorreu o fenômeno da monotongação, a saber, a mudança fonética pela qual um ditongo passa a ser pronunciado como uma única vogal - vogal simples ou monotongo, ficando, então os ditongos ae e oe pronunciados e. O ditongo au foi o que mais se conservou, se monotongando com tempo entretanto, como em Claudius = Clodius.

HIATO é o grupo de duas vogais contíguas mas que são pronunciadas separadamente por pertencerem a sílabas diferentes. Exemplo:

Pu - e - lla (menina)

Paulo Barbosa.

4 comentários:

  1. A terminação "ea" seria um ditongo ou um hiato? Ao fim da palavra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tarde, eu sei, mas deixo aqui para que os vindouros possam saber: é hiato.
      Por exemplo, faciei, ablativo de facies, da quinta conjugação, pronuncia-se quase: fa-ci- é-i (em contrário ao que espera o falante do português).
      Portanto, caso não seja ditongo, pode-se ter certeza de que é hiato.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Duas vogais contíguas de timbres diferentes podem pronunciar-se em hiato nos seguintes casos: a) quando a primeira vogal é 'e' e a segunda 'a' ou 'o': ale / a; e / a; ple / o, de / os; 2) quando a primeira vogal é 'i' ou 'u': fili / a, pi / etas, fu / isse, uidu / a.

    ResponderExcluir